o apocalipse será televisionado

Só o Batman salva.

Pois bem, o Sistema Imunológico da Burrice (SIB, para dar ares oficiais às coisas), é de uma força extraordinária. Porque ele nos obriga a agir num modo automático do pensamento que tende a favorecer os discursos vigentes e as ideologias dominantes. No início de minhas estupefações pessoais eu acreditava, arrogantemente, que as pessoas tinham preguiça de pensar. Hoje eu sei que isso é medo.

Medo de pensar.

As pessoas têm medo de não gostarem da Madonna. Tem gente que nunca pensou na hipótese de não ser um little monster da Lady Gaga (foi muito difícil escrever esta última oração). Todo mundo tem medo da ideia de não querer ser um Eike Batista (indo na filosofia “greed is good” de Gordon Gekko). Essas idolatrias estão em todos os lugares, desde a alçada mais alta dos deuses-astronautas reptilianos até o indivíduo que trabalha no corredor de frituras do McDonald’s. Todos são influenciados por esta força quase irresistível, esta cegueira coletiva chamada idolatria.

Filósofos e até mesmo religiosos, sempre foram alarmistas contra esta técnica brutal que é muito bem usada para manipular as pessoas, mas a humanidade, dominada sabe-se lá por quem, não dá ouvidos e continua a fazer uso desta arma com um objetivo legalizado e de alta aceitação por parte da sociedade: o lucro. Então o mercado cultural deste final de humanidade está realmente repleto do mais puro lixo religioso travestido de arte com o único e exclusivo objetivo de gerar lucro. A indústria cultural não é nada mais do que isso.

Uma religião do capital disfarçada de arte.

Eu vejo toda essa humanidade, desperdiçada, idolatrando pessoas que nunca conhecerão, enriquecendo-as e até mesmo lutando por elas. Se de repente a Lady Gaga fundar um exército, quem é que realmente ficará surpreso com os inúmeros voluntários dispostos a usarem os uniformes bizarros do “Army of Gaga”?

Eu choro pela humanidade. Porque não é esta tosca humanidade de hoje que salvará o planeta no caso duma furiosa chuva de meteoros. A gente está na fase do “vamos bater uns nos outros” e sinto em dizer-lhes que talvez não tenhamos uma próxima fase para contar a História.

Com “agá” maiúsculo mesmo.

Eu acho que já era.

My little monsters of the apocalypse.

As bestas do apocalipse já estão por aí. Ligue a televisão. O fim dos tempos será televisionado.

[CATO ALBERICO RIBEIRO]

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “o apocalipse será televisionado

  1. Celly disse:

    Já parou para pensar nos motivos? Por que as pessoas aceitam tão bem uma gama de bobagens e adicionam isso a sua vida como algo de relevância? Por conta da vida insubstancial e fútil a que são induzidas principalmente pelo sistema econômico vigente. De um ponto de vista individual há questões psicológicas envolvidas, do ponto de vista geral há o cultural. Aqueles que comandam o mundo sabe disso, os capitalistas, os poderosos. Um exemplo que o poder da manipulação é um negócio são os profissionais de Marketing, eles estudam o ponto suscetível das pessoas para tocarem fundo, algo como saber apertar o botão certo para fazer as pessoas comprarem, e resolve não é? É triste, eles sabem das nossas fraquezas e nos manipulam através dela. As pessoas são usadas como fantoches, mulas exploradas, um gado cada vez mais submisso. A culpa não é delas. estão sendo entorpecidas, anestesiadas mais e mais a favor dos interesses dos “grandes”. Desprovidas de instrução e senso critico, de algum modo menos favorecidos. As pessoas são frágeis e suscetíveis, a culpa não são delas, mas de quem se aproveita disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: