michel teló e os memes canibais

O que é um meme? Um meme é uma unidade mínima de informação cultural que se replica, autopropaga-se, passa por mutação e é regido por mecanismos darwinianos, quer dizer, sofre seleção natural e organiza-se de modo a usar os meios de comunicação e o próprio homem como veículo de transmissão de seus padrões e repetem-se, indiscriminadamente. São ideias, ou parte de ideias, pedaços da memória cultural do homem, ideologias, que se movimentam através do tempo e do espaço, ao deus dará, fazendo o que bem entendem e indo para onde bem querem.

Quem criou este termo foi o geneticista Richard Dawkins, ateu superstar, que o cunhou para o seu livro, “O Gene Egoísta”. São replicadores que transmitem bocados mínimos de informação deles mesmos e são equivalentes aos genes nos organismos biológicos. Além disso ele é também muito usado para referir-se àquelas insuportáves imagens engraçadinhas que se propagam como vírus canibais nas redes sociais do universo.

Memes são como vírus e, em condições perfeitas para propagação, seu poder de replicância é enorme. Em sistemas biológicos os vírus precisam de células para espalharem-se. No âmbito informacional, cultural, as células seriam os blogs, twitters, facebooks, youtubes e equivalentes. Seu poder de contágio é enorme e muito rápido. Um vídeo-vírus, por exemplo, pode ser visto centenas de milhares de vezes em apenas um dia, sem motivo aparente ou planejamento específico. Na maioria das vezes simplesmente acontece do nada.

Memes são epidêmicos.

E são como putinhas gananciosas, surdas, mudas, cegas e amorais e, por isso, usam qualquer veículo que lhes possibilitem replicância em escalas mastodônticas e progressão geométrica, sem se preocuparem se são prejudiciais ao ambiente e à humanidade. São espaçosas e só querem saber de se espalharem.

Então um Michel Teló, de repente, cai nas graças de um grupo de soldados de Israel, fazendo a dancinha característica da música, com aquela sensualidade desértica. A gente para pra entender como acontece uma coisa dessas, mas é difícil entender, mas percebe, claro, que eles cantam Michel Teló porque o mundo inteiro aparentemente está cantando Michel Teló também. E a gente tenta entender.

E percebe que o mundo ouve Michel Teló porque o brasileiro ouve Michel Teló.

Por isso, está na hora de nós, brasileiros, termos mais responsabilidade e consciência cultural, pois nunca sabemos quando o espalhamento pode acontecer, a gente nunca sabe quando a epidemia pode ser disparada e não temos ainda tanta certeza se queremos ser conhecidos no resto do mundo por hits suspeitos e pegajosos.

Memes cafonas.

Então nada contra o Michel Teló, talvez seja a hora de sermos frouxos e deixar por isso mesmo. Não arranjar briga com esses grandes sucessos medíocres, dar o braço a torcer mesmo, parar com o mau humor e acabar com esta mania de meter o pau em tudo. Deixar acontecer.

Afinal de contas, não somos nós que controlamos o processo.

É o processo que controla a gente.

Ai, se eu te pego, ai.

[CATO ALBERICO RIBEIRO]

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

12 pensamentos sobre “michel teló e os memes canibais

  1. doug disse:

    e o Hit ” Fugidinha” vc não citou aí! kkkk

  2. catoalberico disse:

    Já basta um vírus canibal. Dois a gente não aguenta.

  3. Anônimo disse:

    Legal o texto. Matem os memes.

  4. Anônimo disse:

    Eu ia falar “matem Michel Teló”, mas vai que dá merda, né? Não quero ficar com essa culpa nas costas.

  5. praeputii disse:

    bom texto, Catow. a voz tá um pouco alta, mas nada que prejudique. precisamos de vozes altas. abraço.

    j.castro
    http://praeputii.wordpress.com

  6. Otávio Pacheco disse:

    O que me impressiona neste vídeo é a qualidade da filmagem, parece ter sido filmado por uma criança com 5 anos.

  7. renemaltos disse:

    Eu sou mexicano e tem monde de gente aqui que gosta dessa musica, Eu escutei e não gostei, falo pra gente que no brasil tem musica verdadeira uma musica boa demais, e é chato mesmo no mexico pasa igual com uns caras que tem un video musical que esta virando meme internacional, chama tribal alguma coisa assim uns caras com umas botas que as puntas vão até os joelhos é engraçado mas vergonhoso ao mesmo tempo. Mas como voce falou deixar acontecer!

  8. Anonymous disse:

    A grande verdade é que virou e virará sempre hit, por sermos manipulados por grandes e malignos meios de comuniação. E um deles deve ser o que você, que critica a todos e tudo, deve assistir todos os dias! um deles é a Globo!

  9. A epidemia está aí. Precisamos de vacina. E olha que esse vírus pega fácil em, tá até no refrão.

    Bom texto. Você é chato, mas é legal.

    Tchau.

    http://quididade.tumblr.com/post/15258361825

  10. Graça Carpes disse:

    Soldados… Pensam…?
    Pensam ou… Matam?
    Se matam… Não pensam!

    …?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: