o macaco alienado

Morreu o macaco que “interpretou” a Chita do Tarzan e talvez essa seja uma das maiores perdas deste final de ano. Não pra mim, mas ganhou matéria em jornal e, ainda por cima, pode ser que seja fraude. Nossas alienações estendem-se até aí. A gente dá notícia falsa sobre macaco famoso. Quer dizer: existem coisas como um “macaco famoso”.

Um macaco famoso pra mim é como uma pessoa famosa. Geneticamente a diferença é mínima. Em matéria de alienação, nós humanos, sapiens sapiens, ganhamos disparado, porque não faz sentido falar sobre alienação em animais sem intencionalidade, isto é, sem a consciência da consciência. É claro que esta tal intencionalidade pode ter vários níveis de profundidade, o que é sempre discutível, mas vamos nos ater às medidas humanas mesmo; não dá pra subverter o humanismo ainda.

“Alienação humana” talvez seja um termo redundante.

Talvez.

Eu vejo um famoso, uma celebridade, como se estivesse sempre dentro de uma gaiola, como um macaco de auditório. Eu vejo este famoso sentando em montanhas de dinheiro, e olho fundo naqueles olhos caros e não vejo nada. Procuro a alma, mas nada. E as pessoas idolatram cegamente pessoas que, na maioria das vezes, realmente perderam suas almas. Isto não é uma analogia.

O problema é que a gente deixa qualquer ideia, qualquer obsessão, qualquer religião, qualquer ideologia e qualquer sistema imagético mandar na gente.

A gente cria as coisas e depois as coisas mandam na gente.

Olha as coisas aí de novo, gente.

O problema é alienação, é isso?

Então, na verdade, o problema não existe. É só um problema de mentira que a gente inventou e agora a gente tá deixando o problema mandar na gente.

Então é só isso?

Mas e esse macaco que fez a Chita, hem? Ele morreu velho demais, não? Oitenta anos.

Quem é que diz uma coisa dessas: morrer velho?

Macaco velho.

[CATO ALBERICO RIBEIRO]

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: