a inveja, a publicação e a lógica fuzzy (partita #4 larghissimo com bravura)

Ser ou não ser publicado, eis a questão.

O que há de importante realmente em ser publicado? Ter editora? Essas coisas. Podemos fingir que é uma necessidade da literatura, já que, se não existissem livros publicados e editados, claro, no formato tradicional, ao alcance das mãos dos leitores, não haveria literatura nenhuma. E é verdade.

Mas ser contra a separação da literatura do livro, aí já são outras histórias. Ser contra o fim do livro, levantar bandeiras a favor de coisas, aí são coisas que não entendo.

Aí a gente volta ao tema destas zonas. As coisas.

A alienação é um fenômeno interessante. Feuerbach inventou o conceito, Marx e Engels poliram-no e finalizaram bem, mas desde então as pessoas fazem como se não tivéssemos decifrado este código comportamental. Quer dizer, nem mesmo a descoberta e a total compreensão deste fenômeno de psicologia em massa consegue tirar-nos deste pesadelo dogmático.

Somos golens, zumbis, mortos vivos, funcionando automaticamente, cegos enjoados que se surpreendem com as características mais fundamentais da consicência humana.

Somos pedras espantadas.

Pedras porque é como se não tivéssemos sentidos. E espantadas porque estamos espantados mesmo.

Ser publicado, acho, deve ser bom para construir aquela auto imagem enfeitada, aquele avatar carnavalesco que eu mostro para os outros, que eu uso para que o mundo de fora me reconheça como eu quero que eles me reconheçam. Deve ser bom pra autoestima.

Mas isto pode também ser facilmente confundido como um recalque da minha parte.

Uma inveja negra.

Eu tenho inveja dessas mentiras que nos cegam.

Queria ser como elas.

Tenho inveja desses avatares mal feitos de mim mesmo.

Editoras, meu nome está na lista telefônica.

[CATO ALBERICO RIBEIRO]

Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

