quem votou no Serra aí levanta a mão: a polêmica d’A Privataria Tucana (um post automático)

José Serra é um cara calmo e careca. As pessoas viam essa combinação e não acreditavam que ali pudesse estar um crápula de marca maior. Nunca entendi isso, mas era assim. Todos gostavam de dizer que ele parecia sempre doente, uma múmia, uma pessoa, assim, meio sem vida, mas nunca o imaginavam num nível de um Paulo Maluf, por exemplo, que tinha a cara de pau de pedir pra estuprar, mas não matar.

José Serra mata primeiro e curra depois. É necrófilo.

E ele tem cara de necrófilo mesmo, convenhamos.

Um morto necrófilo realmente é uma combinação explosiva.

Acontece que o povo gosta de ser enganado. Não quero priorizar o debate político, que sempre mexe com os humores das pessoas, mas apenas começar por ele. Trata-se, na minha opinião, de uma questão filosófica, para usar um termo que não nos ajuda em nada, concordo. Então troco o filosófico pelo existencial.

Que também não nos é de grande auxílio.

Sempre existirão os Serras e os Malufs da vida. Enquanto existir um sistema político, qualquer sistema político, esses abutres continuarão a comer as tripas da população. O bom dessa polêmica toda é que finalmente podemos colocar o Serra e o Maluf (sim, vou gastar o exemplo) num mesmo patamar de escrotice ética. Apesar de aparentemente nunca confiarmos em políticos, sempre tendemos a dar preferência a um e outro e gostamos de acreditar, cegamente, que pode ser que exista uma esperança neste um e outro.

Na minha opinião, não existe esperança.

A solução? Que a política seja entregue aos computadores. Num cenário em que apenas números e cálculos devem contar, é óbvio que a intromissão caduca da opinião política só põe tudo a perder. Não se trata aqui de uma opinião ingênua, mas uma constatação histórica de que o sistema político, tal como o conhecemos, é falido e tende para uma inevitável corrupção daqueles que embarcam nela. É o caso de afirmar que todos os políticos são uma bella merda? Claro que não. Mas que a maioria não presta, nem como seres humanos éticos, nem pra nada, isso a gente tem que pelo menos abrir um pouco o peito pra assumir.

Eu, pessoalmente, quero ver o circo pegar fogo. Já estamos vendo. A Privataria Tucana veio em muito boa hora. Não expõe apenas os políticos, mas a mídia, que é apenas mais um tentáculo dum poder que jaz oculto, por enquanto. Sem teorias da conspiração. A realidade é ruim demais pra gente botar nossos medos em joguinhos paranoicos e coisas imbecis como os Protocolos dos Sábios de Sião.

Isso serve pra gente parar de confiar no primeiro par de olheiras profundas e tétricas que nos aparece pedindo voto pela frente. Finalmente cagaram na tal ficha limpa do Serra e só espero que isso não caia naqueles esquecimentos de sempre.

Sobre a ideia de trocar políticos por computadores, acreditem, isso um dia acontecerá. O problema é que as pessoas passarão a acreditar na “honestidade” objetivo-matemática dos computadores e esquecerão, claro, que sempre haverá alguém de carne osso operando ou manipulando essas máquinas.

Aristóteles, aquele mesmo, disse na sua Política que na época em que “os teares tecerem a si próprios” os escravos não mais serão necessários. Impressionante “profecia”, já que testemunhamos uma inevitável e cada vez mais crescente onda de automação em nossa débil sociedade.

Eu espero que um dia esta radical automação estenda-se também aos políticos.

Assim, deixamos nós de sermos escravos deles.

[CATO ALBERICO RIBEIRO]

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

2 pensamentos sobre “quem votou no Serra aí levanta a mão: a polêmica d’A Privataria Tucana (um post automático)

  1. Anônimo disse:

    O Serra nunca me enganou. Aquilo ali é um zumbi carnívoro. Tá na cara.

  2. Razorz disse:

    Serra é pior que Maluf principalmente por quê o Maluf construiu alguma coisa de positiva (mesmo enquanto roubava descaradamente), já o Serra ele fez o possível para piorar a cituação do povo (enquanto roubava descaradamente).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: