a farsa (partita #15 grave, a piacere)

Entre um espaço de tempo e outro, nas horas livres que se estendem diante de mim, planejo planos maldosos e estou montando a maior farsa de todos os tempos. Em todos os tempos, entre um tempo e outro.

Manipular personagens reais, brincar com as vidas das pessoas, como um demiurgo louco que, diante do barro amorfo, pensando em bizarrices e fervendo com desejos teratogênicos, pensando no que aconteceria se tirasse uma perna aqui, um braço lá. Pensa nessas coisas, mas com muito prazer e aquele sorriso infame na boca. Sou o deus pirralho de meu mundo e todos estão aqui apenas para cuidarem de minhas estripulias irritantes.

Não preciso de tempo, pois tenho ele aqui comigo, cutucando cada segundo dos homens no meu bolso. Um tempo que não usa relógio, não se deixa levar por ponteiros indecentes e que não cabe em pulso nenhum. Meu tempo não cabe no meu relógio. Não preciso do tempo e sei que ele também não precisa de mim, por isso faço tudo que tenho pra fazer sem me preocupar com essas idiotices. Eu tenho todo o tempo do mundo e ele tem a mim.

Estou construindo uma babel farisaica, uma mentira que acredita nela mesma, que olha no olho das pessoas e dispara a falar falsidades com gosto de verdade, se bem que toda mentira tem que ter gosto de verdade, senão não seria mentira, seria mesmo uma verdade, enfim, se a gente começa a ir fundo na mentira, passa a acreditar que é verdade, e, indo pelo vice-versa das coisas, se tem gente que acredita demais na verdade, pode crer que em breve vai achar que a tal da verdade também inverteu seu sentido e virou mentira. Arre.

Eu minto: mentior: se estou falando a verdade, então o que falo é falso. Se é falso, então é verdadeiro. Coisas de grego antigo que não tinha mais nada pra fazer. Mileto devia realmente ser uma cidadezinha muito tediosa.

Então não tem muita diferença entre mentira e verdade mesmo, é isso?

Por que não me avisaram antes?

[CATO ALBERICO RIBEIRO]

Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

